Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

PORTARIA DETRAN/RS Nº128/2025.

Publicado no D.O 12/03/25

Publicação:

Estabelece as diretrizes do Planejamento Publicitário para o ano de 2025.

O DIRETOR-GERAL DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - DETRAN/RS, no uso das atribuições conferidas pelo artigo 6° da Lei Estadual n° 10.847, de 20 de agosto de 1996, combinado com o artigo 5° da Lei Estadual n.º 14.479, de 23 de janeiro de 2014; e

considerando definições e prazos estabelecidos na Portaria DETRAN/RS n.° 254/17;

considerando o contido no expediente protocolado sob o PROA n.º 24/1244-0058948-0,

RESOLVE:

Art. 1º Estabelecer as diretrizes do Planejamento Publicitário para o ano de 2025, conforme Anexo, em observância ao disposto na Portaria DETRAN/RS n.º 254/17, notadamente o inciso I do artigo 1º.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Edir Pedro Domeneghini.

ANEXO ÚNICO

Planejamento Estratégico de Publicidade

DETRAN/RS 2025

1.   CONCEITO:

Adotar-se-á o conceito geral de "cidadania", focando no slogan da autarquia "em defesa da vida", trabalhando-se a noção de alteridade no trânsito e empregando-se tratamentos que favoreçam a transparência de informações, o engajamento e a autorresponsabilidade do cidadão, seja qual for o papel desempenhado na via pública. A ideia de abordagens que incentivem a experiência de cidadania, tanto no contexto individual como coletivo, promove sensibilização indivíduo, permitindo autonomia consciente e propriedade para decisões que contribuam para o progresso das relações no trânsito e, consequentemente, redução de acidentalidade.

2. OBJETIVO:

Primordialmente reduzir a acidentalidade e a mortalidade no trânsito, invertendo a curva de acidentes fatais. Para isso, campanhas de educação para o trânsito mais assertivas e permanentes deverão ser propostas. No campo institucional, campanhas que ajudem a desconstruir a imagem de um Detran punitivo e arrecadador, que enalteçam projetos internos ligados à segurança pública e à prestação de serviços.  

3.  ABORDAGEM:

Intenciona-se dar ênfase, primordialmente, aos períodos de grande deslocamento nas estradas, tendo em vista os picos de acidentalidade nesses períodos. O tema alcoolemia no trânsito também deverá ter seu espaço de divulgação, reforçando as atividades da Balada Segura no combate a esse fator influente nos acidentes fatais, inclusive em perímetros urbanos. O conceito "cidadania" passa a se destacar, trazendo uma linguagem mais objetiva, transparente e assertiva e uma comunicação mais direta com o interlocutor. O objetivo é manter-se de cativante e inspirador, com uma linguagem simples e com recursos audiovisuais sofisticados, porém conversando mais diretamente com o público-alvo.

4. PÚBLICO-ALVO:

O DETRAN/RS dialoga com um espectro muito elástico da sociedade, desde crianças e jovens que ainda não são habilitados até pessoas maduras, condutoras ou não. Em vista disso, para fins de estabelecimento de faixa etária, considerar-se-á um eixo entre 18 e 60 anos como público-alvo primordial em 2025.

5. AÇÕES PREVISTAS:

Por se tratar de um planejamento flexível, as ações ora propostas ficam sujeitas a alterações, como supressões, inclusões e modificações, na medida em que o cenário para o próximo ano é algo cujo grau de previsibilidade não pode ser considerado alto.

5.1 Continuidade da Campanha de Verão, com assinatura do selo Viagem Segura, uma vez que normalmente se estende até o início do período de Carnaval que neste ano se dará em março de 2025. Previsão: meados de janeiro e mês de fevereiro;

5.2 Campanha Estrangeiros, dentro do escopo estradas, como campanha de verão, atentando os viajantes de Argentina e Uruguai para as condições de viagem dentro do território brasileiro. Previsão: janeiro;

5.3 Campanha de Carnaval, com assinatura da Balada Segura e foco em alcoolemia. Previsão: março;

5.4 Campanha Feriados, com foco nos comportamentos de risco observados em rodovias, a ser veiculada nos principais feriados/datas comemorativas do ano. Previsão: março a junho (intermitente);

5.5 Campanha CNH Social, lançamento do edital do programa. Previsão: abril;

5.6 Campanha Dia das Mães e Dia dos Pais, enfatizando comportamento de risco nas estradas. Previsão: maio e agosto;

5.7 Campanha institucional DetranRS, "onde tem Rio Grande tem Detran", valorizando a prestação de serviços da autarquia. Previsão: junho;

5.8 Campanha alusiva à Semana Nacional de Trânsito, com ênfase no público mais vulnerável. Previsão: setembro.

5.9 Campanha com abordagem sobre o comportamento de risco celular. Previsão: novembro.

5.10 Lançamento da Campanha de Verão 2025-2026, com ênfase nos comportamentos de risco mais comumente praticados nas estradas e que potencializam os sinistros de trânsito. A ser lançada em conformidade com as ações do Governo do Estado. Previsão: dezembro.

5. DADOS ESTATÍSTICOS SUBSIDIÁRIOS:

As estatísticas analisadas para balizar as ações a serem executadas no âmbito publicitário foram retiradas do compêndio denominado "Diagnóstico dos Acidentes de Trânsito com Mortes em Feriados", relativo ao período de 2018-2022 e pode ser encontrado na íntegra no PROA 23/1244-0031420-6. Outras informações e dados sobre outros períodos podem ser encontrados em www.detran.rs.gov.br/acidentalidade .

Publicações Legais DetranRS